ArchivesPodcast do Patroni

Um espaço onde a agro informação é debatida com quem entende! Neste podcast o jornalista Luiz Patroni conversa com produtores rurais e especialistas sobre temas de destaque no agronegócio. Tendências de mercado, gestão, tecnologia, empreendedorismo, logística, pesquisas que movimentam o campo. A cada semana um episódio novo com análises, histórias e exemplos de como superar desafios e enxergar oportunidades. Aqui o bate-papo vai além da notícia.

#164 – Maior que o Nebraska

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#164 - Maior que o Nebraska
/

Ele adora café, mas não passa um dia sem tomar o chá das cinco! Filho e neto de ingleses, o Christopher Neale nasceu e cresceu no Brasil. Quando formou-se engenheiro civil, direcionou o foco para o agro. Fez mestrado e doutorado em engenharia e irrigação, nos Estados Unidos. Seguiu carreira acadêmica na Universidade de Nebraska, no estado que tem a maior área irrigada naquele país.

Com mais de 100 mil poços perfurados para abastecer a agricultura, o local é exemplo de gestão dos recursos hídricos, com um modelo de governança que pode servir como referência para regiões com potencial de ampliar a irrigação, como Mato Grosso, que estima ter cerca de 4 milhões de hectares com aptidão para agricultura irrigada. A área é muito maior que a utilizado atualmente no estado, algo em torno de 205 mil hectares, segundo a Associação dos produtores de feijão, pulses, cultivos especiais e irrigantes, a Aprofir.

Para transformar este potencial em realidade, governo do estado, entidades do setor produtivo e um grupo robusto de pesquisadores das Universidades Federais de Viçosa, do Rio de Janeiro e da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, unem forças num trabalho conjunto que visa garantir a expansão ordenada e sustentável da irrigação, levantando informações técnicas e científicas que ajudarão a guiar este avanço. Assunto do nosso bate-papo com o Christopher, que hoje é diretor de pesquisa do “Water for Food”, instituto criado com a missão de garantir a segurança hídrica e alimentar no planeta.

#163 – Números e decisões assertivas

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#163 - Números e decisões assertivas
/

Foi como office-boy que o Paulo de Tarso iniciou a carreira profissional. Três décadas depois, responde como sócio-líder para o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Centro-Oeste, da Deloitte no Brasil. Presente em mais de 150 países, a empresa tem cerca de 450 mil profissionais espalhados pelo mundo nas áreas de auditoria, consultoria empresarial e tributária, assessoria financeira e gestão de riscos. Foi assim que o paulista de Campinas aproximou-se do agro, entendendo rapidamente que o setor que nos enche de orgulho também tem carências que precisam ser amenizadas. Entre elas, a gestão dos números, que se não for bem feita, pode interromper ciclos de crescimento.

Na era da informação, levantar a maior quantidade de dados sobre todas as etapas do negócio é fundamental para quem busca longevidade no ramo em que atua. Mas é preciso saber interpretá-los da maneira correta para conseguir tomar decisões mais assertivas que farão diferença nos resultados. O assunto é um dos temas deste episódio.

Nosso convidado também fala sobre as vantagens da implantação de governança nas empresas rurais e apresenta os destaques de uma pesquisa recém-divulgada, feita com mais de 400 empresas que representam juntas mais de 20% do PIB nacional. O estudo revela semelhanças e diferenças entre a realidade vivenciada por empresários e executivos do centro-oeste, principal região agropecuária do Brasil, em comparação com as demais demais regiões do país.

#162 – Gestão, liderança e governança

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#162 - Gestão, liderança e governança
/

Mineira de Uberaba, a Lorena Lacerda veio ainda criança para Mato Grosso. Com o tempo, apaixonou-se pelo local onde cresceu, formou-se e descobriu a própria vocação: trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e empresas.

No estado considerado um celeiro, não demorou para que encontrasse no agro a oportunidade de ajudar a transformar a realidade de muitos grupos e propriedades rurais, usando como principal ferramenta o conhecimento sobre gestão, governança e liderança, temas considerados pilares para a consolidação da cultura empresarial e da longevidade do negócio.

Foi a partir de um desafio lançado durante o congresso brasileiro das mulheres do agro que ela decidiu realizar um encontro que evidenciasse a gestão e a liderança feminina no setor. Nascia o “Elas no Campo”, evento que reúne mulheres de todo o país envolvidas em diversas áreas do mundo rural.

A iniciativa chegou à quarta edição este ano disseminando conhecimento e conteúdo de qualidade, sob a curadoria da empreendedora que fundou – há quase 3 décadas – uma consultoria empresarial que tem escrito história de sucesso dentro e fora de Mato Grosso, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país por meio da gestão de excelência e de uma liderança preparada.

#161 – Liderança alicerçada no conhecimento

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#161 - Liderança alicerçada no conhecimento
/

Filha de lavradores, ela não teve dúvidas de que o agro era o melhor caminho para prosperar profissionalmente. A escolha pelo curso de ciências contábeis foi consequência direta da aptidão nata de lidar com números… e o tempo mostrou que a decisão foi certeira!

Mais de duas décadas depois do início da carreira, a presença na lista das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro é um reconhecimento pela liderança que exerce e pelo comprometimento em não medir esforços para colocar o setor como importante agente no desenvolvimento do país.

Natural de Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, a Neusa Lopes mudou ainda criança para o sul de Mato Grosso. O período coincidiu com o início da transformação do centro-oeste num celeiro, que ela acompanhou de perto.

Quando começou a trabalhar na área contábil de uma fazenda, vivenciou outra mudança decorrente da expansão da visibilidade e da participação do agro brasileiro mundo afora: as propriedades rurais ganharam escala, viraram empresas e foi preciso aprimorar a gestão diante de várias e nova exigências. O sucesso frente aos desafios que enfrentou e missões que recebeu, o levou ao posto de “CEO”, de um grupo com mais de 40 anos de história, uma referência na produção de sementes de soja e algodão.

#160 – Passagem de bastão descomplicada

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#160 - Passagem de bastão descomplicada
/

Ao adotar o chapéu como peça indispensável, o Daniel Wolf deixa claro que é do agro. Com orgulho do campo e da atividade tocada pela família há 3 gerações, o caçula foi o único dos irmãos a seguir os passos do pai na fazenda, envolvendo-se diretamente com a gestão dos negócios. O processo de sucessão, desafiador para muita gente, foi encarado com tranquilidade, transparência e respeito. Ingredientes fundamentais para o sucesso da transição, que tornou-se exemplo para outras fazendas.

“A sucessão familiar no campo começa com o nascimento dos filhos. É preciso criar memórias positivas sobre o negócio desde cedo, aumentando as chances de despertar na nova geração o interesse pela permanência na fazenda.”

Quem afirma sabe o que está falando. Produtor rural em Nova Canaã do Norte-MT, o “pecuarista otimista” vivenciou na prática esta experiência. Hoje, tem inspirado outras famílias a encarar de maneira mais fácil esta transição.

Contrário àqueles que dizem ser difícil trabalhar com os pais, lembra que eventuais choques de opiniões também ocorrem em qualquer outra empresa, em qualquer relação entre patrão e colaborador. Como sugestão, defende o diálogo franco, reforçando que quando as novas ideias dos filhos são somadas com a experiência dos pais, o caminho é próspero.

#159 – Produzindo certo

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#159 - Produzindo certo
/

Quando foi convidada pelo marido para fazer parte da ONG Aliança da Terra, a Aline Locks passou a conviver constantemente com o mundo rural. Filha de professores, a engenheira ambiental nasceu e cresceu na capital de Mato Grosso do Sul. Morou em Mato Grosso e, atualmente, em Goiás. Lá fica a sede da Produzindo Certo, empresa que ajudou a criar, e que une assistência técnica de campo e tecnologias, para diagnosticar os passivos ambientais de uma fazenda, elaborar planos de ação e encontrar maneiras de colocá-los em prática.

Com mais de 7 milhões e meio de hectares monitorados e quase 3 milhões 300 mil de vegetação nativa preservada, a agtech também conecta produtores que adotam melhores práticas sócio-ambientais a grandes empresas do agro que buscam uma cadeia de fornecedores responsável e costumam remunerar mais por isso.

#158 – Comercialização pecuária

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#158 - Comercialização pecuária
/

Você sabe que o avanço da tecnologia modernizou as atividades agropecuárias e segue transformando a realidade do campo, né? Há mudanças na maneira de produzir alimentos, de gerenciar os rumos da propriedade rural e também na forma de negociar a produção.

Na comercialização de bovinos não é diferente. Novas ferramentas buscam facilitar a vida tanto de quem quer comprar, quanto de quem quer vender os animais. Entre as vantagens, destaque para agilidade, segurança e, principalmente, para o maior leque de opções que – consequentemente – aumenta a chance da realização de melhores negócios. E é um destes exemplos que você vai conhecer neste episódio.

Quando mudou-se para estudar na Alemanha, o Eduardo Farah chegou a pensar em não voltar a morar no Brasil. A vida no Velho Continente e as oportunidades profissionais que enxergou quase o convenceram a ficar por lá. O retorno foi consequência de uma necessidade: unir forças e conhecimentos para garantir a permanência da família na pecuária, que enfrentava um momento difícil no país.

A decisão gerou resultados. E as estratégias adotadas para superar os obstáculos vivenciados no dia a dia da fazenda, serviram também como base para o início de uma nova empreitada: a criação de uma empresa que usa a tecnologia e a expertise profissional de quem conhece e entende a realidade do campo, para auxiliar os pecuaristas na hora de negociar os animais com outros produtores.

#157 – Foco nas sementes para a safra 2024/25

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#157 - Foco nas sementes para a safra 2024/25
/

Considerada mais que um insumo, a semente é matéria-prima pro início de uma lavoura. Carregada de tecnologia, é um dos grandes símbolos da evolução da nossa agricultura, permitindo que o agricultor escolha as variedades que reúnam as características mais apropriadas para a região, época, condição e estratégia de cultivo.

Nosso convidado conhece muito sobre o tema. Lidera uma empresa de sementes com mais de duas décadas de história em Mato Grosso. No bate-papo, fala sobre como a incidência do El Niño na safra de verão pode impactar a oferta de algumas cultivares para a próxima safra, comenta a ritmo mais lento da venda de sementes para a temporada 24/25 e também explica as vantagens para o produtor da aquisição de sementes tratadas na indústria.

Natural de Getúlio Vargas, o gaúcho Eduardo Dallastra mudou-se ainda criança para Mato Grosso. A ligação dele com o campo vem de berço e foi intensificada com a chegada da família no cerrado, onde o pai começou a produzir grãos e, posteriormente, focou na produção de sementes de soja.

Com o tempo, o Eduardo percebeu que tinha muita afinidade com gestão de negócios e direcionou os estudos para este rumo: fez direito e administração de empresas, MBA em marketing e estratégia de negócios, além de mestrado em agroenergia. Na jornada profissional acumulou experiência dentro e fora do Brasil, conduzindo – inclusive – a venda da participação da empresa familiar de sementes para um grupo francês. Após a negociação, tornou-se CEO da nova empresa, que nos últimos anos, tem tem crescido a passos sólidos.

#156 – Uma história de amor pelos cavalos

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#156 - Uma história de amor pelos cavalos
/

Ele carrega sobrenome conhecido na capital mato-grossense, herança de um dos avôs. Do outro, herdou o amor pelo mundo rural e a paixão pelos cavalos. Antes mesmo de alcançar a maioridade, comprou – junto com o irmão – as primeiras éguas. Era o início de um projeto que que hoje concentra 3 haras e uma série de serviços, como treinamento, alojamento, inseminação, equoterapia, escolas de hipismo e tambor, preparação de animais para leilão e por aí vai.

Com o tempo e a dedicação, a dupla conquistou respeito tanto na equinocultura quanto nos esportes equestres, não apenas pela história que construiu, mas também pela luta constante para promover ações que fomentem e incentivem a prática destas atividades.

Com esforço, resiliência e muito amor envolvido, o que parecia um sonho tornou-se realidade. Há pouco mais de uma década, os irmãos Marco e Caê Póvoas, realizaram em Cuiabá, a primeira semana do cavalo. Entre acertos e pontos de melhoria, o projeto ganhou corpo. Evoluiu ano a ano e consolidou-se no calendário de Mato Grosso. Com palestras técnicas, atrações para crianças, shows, leilões e muito esporte equestre, o evento chega a décima-primeira edição mais robusto, como uma das grandes feiras do setor. A expectativa é superar os números do ano passado, quando 100 mil pessoas visitaram a semana do cavalo, movimentando mais de R$ 20 milhões.

No bate-papo, o Caê não esconde o orgulho com os resultados, mas reforça que o maior legado do evento é a valorização do universo equestre, servindo – inclusive – para muita gente, como a porta de entrada para este mundo.

#155 – Campo, indústria, empreendedorismo e inovação

Podcast do Patroni
Podcast do Patroni
#155 - Campo, indústria, empreendedorismo e inovação
/

Ele trocou a possibilidade de morar na Califórnia pela oportunidade de iniciar uma carreira em Mato Grosso. Ao invés de trabalhar com a previsão de terremotos, tornou-se empresário no ramo da mineração. Atento às transformações e tendências no mundo, virou referência em assuntos relacionados a empreendedorismo e inovação, especialmente no setor industrial.

Sem medo de errar, afirma que o estado onde vive é diferenciado, dono de uma agropecuária de excelência e níveis de produtividade invejáveis, mantendo mais de 60% da vegetação nativa ainda preservados. Um exemplo de sustentabilidade incomparável no planeta.

Perto de completar meio século de vida, o Gustavo de Oliveira tem muita bagagem para compartilhar. Dono de uma trajetória profissional recheada de experiências, fala com propriedade sobre as diferenças entre a gestão pública e a privada, ressaltando que é importante a soma de forças para construir estratégias capazes de superar os obstáculos que atrapalham o desenvolvimento. Além dos desafios logísticos em um estado gigante e distante dos portos e dos grandes centros consumidores, destaca a escassez de mão-de-obra qualificada como um gargalo que atinge o setor industrial, incluindo – claro – a agroindústria.

No bate-papo, fala sobre tecnologia, gestão, bioeconomia, política e comunicação, reforçando o tamanho do potencial de desenvolvimento de Mato Grosso, e as ações que acredita serem necessárias para transformar toda essa expectativa em realidade.