
Ele trocou um campo por outro! Depois de escrever uma história com mais de duas décadas dedicadas ao futebol, o agronegócio tornou-se o principal foco do Jonas Siqueira Silva. A carreira nos gramados começou na adolescência, em um dos principais times de São Paulo. Tempos depois, mudou-se para o Japão. Lá, ficou por 16 anos, jogou ao lado do Zico e virou treinador.
Neste período, ouviu o conselho do sogro e investiu em terras. O local escolhido foi certeiro: Sapezal, que ainda não era oficialmente um município naquela época, mas já começava a ser transformado em um celeiro de alimentos.
Quando pergunto o significado do agro para ele, a resposta vem com convicção: “é a base da minha família!”, diz. Aos 60 anos, o ex-jogador profissional sabe que a propriedade adquirida no fim da década de 80 é muito mais que um investimento. Foi a porta de entrada para um mundo novo, com desafios e muitas oportunidades. Um dos filhos, por exemplo, escolheu a agronomia como profissão. E o paulistano, que foi goleador no futebol asiático, encontrou na agricultura o estímulo para buscar novos conhecimentos e traçar planos para um futuro bem diferente do que imaginava no passado.