
Foi durante a pandemia, quando passou um tempo longe da área urbana, que a Mayara Martins percebeu o quanto os laços com o campo eram fortes. Neta e filha de produtores rurais, descobriu ali que um de seus propósitos era auxiliar a comunicação do agro, tanto como porta-voz da fazenda da família, quanto como assessora de imprensa de lideranças e entidades do setor produtivo. Desde então, tem buscado tornar a realidade do mundo rural mais próxima de quem não a conhece. Um trabalho essencial para ajudar a desfazer mitos e informações equivocadas sobre a nossa maneira de produzir alimentos.
Natural de Mato Grosso do Sul, ela escolheu o jornalismo como profissão. Tinha foco na comunicação empresarial, mas não demorou para que voltasse os olhos para o agro. Como jornalista – e também produtora rural – consegue identificar oportunidades e os desafios enfrentados na hora de comunicar o campo que, na avaliação dela, precisa ser mais didático com a imprensa e com a sociedade já que – normalmente – os temas são mais técnicos e densos.
Da porteira para dentro, fala sobre o orgulho em ver a fazenda da família, focada na produção de bezerros, ser reconhecida nacionalmente pela adoção de técnicas sustentáveis para recuperar pastos, preservar nascentes, conservar o solo e, consequentemente, tornar-se mais produtiva economicamente.