
Intensificar a coleta de dados e transformá-los em informações capazes de basear decisões mais assertivas no campo. De maneira simplificada, é assim que muitas das novas tecnologias que que adentram as porteiras das fazendas ajudam o produtor a ser mais eficiente.
Neste episódio você vai conhecer uma ferramenta que promete revolucionar o manejo de pastagens no Brasil. Ela começou a ser desenvolvida há 5 anos e já está presente em mais de 40 propriedades pecuárias. Entre os resultados, o salto gigantesco na produtividade média por hectare e, consequentemente, na rentabilidade.
Nascido no interior de Minas Gerais, neto de pequenos produtores, o Guilherme Portes é um dos responsáveis por ela. Agrônomo com mestrado, doutorado e pós-doutorado, ele acumulou muito conhecimento e quando viu a oportunidade de colocar tudo em prática, logo agarrou a chance. Deu consultoria em manejo de pastagens, treinou outros consultores e ajudou a desenvolver tecnologias visando auxiliar a aplicação da ciência no campo.
Entre elas, o sistema especialista em manejo de pastagens intensivas que usa imagens coletadas por drones e um leque de informações da área para gerar recomendações semanais que ajudam a melhorar o manejo do pasto, otimizando tempo, minimizando erros e ampliando os resultados.