
A emoção fala alto quando a memória do Sila Carneiro da Silva revisita os tempos de férias no sítio do avô. Foi lá que o renomado professor do departamento de zootecnia da Esalq viu despertar o interesse pela agricultura e pecuária. Dali em diante, mergulhou nos estudos e tornou-se um dos maiores especialistas do Brasil em plantas forrageiras e pastagens.
Quem trabalha com pecuária, aliás, muito provavelmente já ouviu alguém dizer que é preciso cuidar do pasto como o agricultor cuida da lavoura. A frase aponta a necessidade de que a forragem receba atenção, investimento e manejo adequado para que tenha qualidade. Monitorar e controlar corretamente o crescimento deste pasto também é fundamental. Assim como o ajuste da taxa de lotação e a colheita, que deve ser eficiente e na hora certa.
Colocar tudo em prática, no entanto, ainda é um desafio para muita gente. Não à toa, especialistas afirmam que a nova revolução da bovinocultura virá justamente do manejo correto da estrutura do pasto, como você vai entender neste episódio com um professor Sila.
Acostumado a falar de maneira simples e didática, ele dá uma verdadeira aula sobre o que deve ser feito para reduzir perdas e melhorar o aproveitamento do pasto, durante o bate-papo gravado em uma das salas da instituição onde leciona há 34 anos.