
Foi numa viagem a Taiwan, país onde nasceu, que o Tsen Kang ficou convencido de que para manter-se competitivo num mundo em constante evolução, é preciso aprender a enxergar muitos anos adiante e se preparar com antecedência para o que vem pela frente.
Desde então, o diretor de pesquisa e novos negócios do Grupo Jacto – uma referência em valorização e transformação do conhecimento científico em tecnologias e negócios – tem buscado criar soluções e oportunidades mirando o horizonte daqui a 20 anos. No centro destas inovações está a biotecnologia, área em que o agro brasileiro tem tudo para ocupar lugar de destaque, segundo ele.
Tsen também afirma que o sucesso da agricultura não pode mais depender apenas do aumento da produtividade e da redução de custos! Chama atenção para um terceiro “driver” que pode melhorar a rentabilidade no campo: as oportunidades geradas pela busca crescente dos consumidores por alimentos considerados mais saudáveis. Segundo ele, uma tendência que ganha força e anda em linha com a chamada medicina preventiva.
E essa nova realidade, explica, cria uma alternativa interessante para o campo: a produção focada em alimentos com maior valor agregado.