
Neste episódio a conversa é com uma dupla de agrônomos do Rio Grande do Sul. Além da origem gaúcha, possuem em comum a paixão pela pesquisa que, na opinião de ambos, tem a missão de gerar informações e buscar soluções para os problemas enfrentados no campo. Com foco na área de sementes, ocupam cargos estratégicos em uma fundação criada no fim dos anos 90 e que desde então tem contribuído com o desenvolvimento da agricultura brasileira.
Filha de pequenos produtores a Kassiana Kehl sempre entendeu a importância da busca pelo melhor potencial produtivo das plantações para os resultados de uma propriedade rural. Não à toa, decidiu seguir carreira na área de pesquisa agronômica. Situação parecida com a do Alexandre Levien, que mesmo não tendo vínculo de sangue com o campo, dedica tempo e alma aos trabalhos que podem apontar respostas e caminhos para o melhor desempenho da nossa agricultura.
Colegas de profissão há mais de uma década, eles falam sobre o orgulho e os desafios de quem trabalha com pesquisas e detalham um dos projetos da Fundação Pró-sementes, o ensaio de Cultivares em Rede de Soja, que pela primeira vez foi realizado também em Mato Grosso.