
Produzir na fazenda o combustível que alimenta a frota de tratores e caminhões, gerando economia e menor emissão de carbono. Tecnologia já presente numa propriedade em Mato Grosso do Sul, que transforma dejetos suínos em biometano, um gás natural renovável obtido com a purificação do biogás produzido nos biodigestores instalados por lá.
Assunto do bate-papo com Antonello Moscatelli, consultor que liderou o desenvolvimento do chamado “ecossistema biometano”, um conjunto de equipamentos que faz esta transformação e que pode ajudar a garantir a independência energética no campo.
Italiano nascido em Milão, Moscatelli tem nas veias a paixão pelo agro. O cultivo de uvas e a produção de vinhos é uma tradição que soma alguns séculos na família dele, que mesmo não seguindo os passos dos antepassados, viu a carreira profissional – focada em energias renováveis – direciona-lo para o campo.
No Brasil há dez anos, admira e elogia e força da nossa agropecuária, exemplo de eficiência e sustentabilidade, com espaço amplo para adotar a tecnologia que ajudou a criar.